As comunidades indígenas do Alto Rio Purus e do Alto Rio Juruá estão entre as mais afetadas pela estiagem no Acre. Para reduzir os impactos da seca, a Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi) anunciou a perfuração de oito poços e a abertura de mais de 30 cacimbas, estruturas que vão garantir o acesso à água potável em diversas aldeias.
A iniciativa faz parte de um pacote de medidas emergenciais, que inclui ainda a distribuição de cerca de cinco mil cestas básicas e o pagamento de bolsas a 148 agentes agroflorestais indígenas, responsáveis por ações de preservação ambiental e incentivo a práticas produtivas sustentáveis.
De acordo com o governo, o investimento previsto para a instalação dos poços e cacimbas é de aproximadamente R$ 2 milhões, com início das obras programado para ainda neste mês de setembro.
O acompanhamento da situação é feito pelo Gabinete de Crise, que centraliza o monitoramento dos impactos da seca e define respostas diante dos eventos climáticos extremos que atingem o estado.