Idaf amplia 9 unidades no interior e quer estar entre os três melhores do país

Parceria com Fundepec vai garantir Starlink nas unidades dos municípios isolados

Reformas e internet via satélite fortalecem atuação do Idaf no Acre

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre abriu edital de R$ 1,8 milhão para reforma e ampliação das sedes no interior do estado. Esta semana, inclusive, uma equipe chega ao município de Marechal Thaumaturgo para fazer as avaliações iniciais dos trabalhos. “Quero entregar o Idaf ano que vem cumprindo o que deixei acordado com o governador: o Idaf do Acre entre os três primeiros do país”, afirmou o presidente do instituto, Francisco Thum.

Além das unidades do Idaf nos municípios de Feijó, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Capixaba, Plácido de Castro (já entregue), Porto Acre, Mâncio Lima, Bujari, Marechal Thaumaturgo, o instituto assinou um Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para a reforma da Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Rio Liberdade (em Tarauacá). Em agosto, também está prevista a entrega da unidade do Idaf em Rio Branco.

A infraestrutura física é um aspecto fundamental do trabalho desenvolvido pelos engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos do Idaf. Garantir a presença com instrumentos e maquinários onde for preciso é necessário ter pontos estratégicos em condições adequadas para realizar a ação de proteção fitossanitária.

Tecnologia da Informação é outro investimento estratégico

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), em parceria com o Idaf, vai garantir internet para a alimentação dos sistemas do instituto. O Idaf, por meio de licitação, garantiu a compra de oito antes da Starlink. O pagamento pelo serviço ficará sob a responsabilidade do fundo.

“Eu me arrisco a dizer que a nossa TI é uma das mais modernas do Estado do Acre”, orgulha-se o presidente Thum. “Temos servidores próprios e três computadores de alta performance, inclusive para trabalhar com Inteligência Artificial em um projeto junto com a Embrapa”.

Nessas reformas e ampliações dos escritórios do Idaf no interior, foram comprados 80 computadores e 50 notebooks para que a rede de trabalho funcione com mais rapidez e de forma integrada.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile