Governo do Acre inicia segunda etapa da Operação Contenção Verde em Acrelândia

O objetivo da operação é reduzir os índices de desmatamento e queimadas no estado

Mapeamento dos municípios com maior número áreas desmatada foi realizada. Agora é a hora da reação do Estado (Foto: Pedro Devanir/Secom)

Com a chegada do verão amazônico e os bons resultados obtidos na primeira etapa da Operação Contenção Verde, realizada em Feijó, o governo do Acre lançou, nesta quinta-feira, 8, a segunda fase da operação, desta vez no município de Acrelândia.

A ação é coordenada pela Casa Civil e executada pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar do Acre (PMAC), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Defesa Civil Estadual, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do Programa REM.

O objetivo da operação é reduzir os índices de desmatamento e queimadas no estado, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e os benefícios que essa prática traz para toda a sociedade.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, as equipes irão promover capacitações e ações de conscientização nas cidades contempladas pela operação.

“A Sema atua não apenas na identificação e promoção de mutirões de regularização ambiental, mas também no processo de educação ambiental, visando reduzir efetivamente os impactos das infrações ambientais. No ano passado, enfrentamos sérios problemas com o aumento da fumaça, que afetou a saúde da população. Entendemos que a floresta representa vida e que manter o meio ambiente equilibrado também significa promover saúde”, destacou Carvalho.

A operação terá atuação contínua em todo o estado, com foco na fiscalização, conscientização e punição de responsáveis por crimes ambientais. O efetivo fixo inclui oito militares do BPA, seis agentes da Sema, seis técnicos do Imac e sete bombeiros militares, podendo ser reforçado conforme a necessidade.

O presidente do Imac, André Hassem, reforçou o papel do instituto: “O Imac atuará de forma mais efetiva no controle de desmatamentos e queimadas, com equipes realizando fiscalizações in loco, respondendo a denúncias e autuando infrações ambientais, incluindo o embargo de propriedades envolvidas em crimes ambientais”, explicou.

A segunda fase da operação busca prevenir ilícitos ambientais antes que ocorram, com ações de orientação e fiscalização. Acrelândia, assim como Feijó — onde ocorreu a primeira fase — está entre os municípios acreanos com maior incidência de queimadas.

Para o prefeito de Acrelândia, Olavinho Boiadeiro, a operação é essencial para o enfrentamento dos incêndios no município.

“Acrelândia é um município próspero e produtivo. Todos os anos, durante o verão, enfrentamos problemas graves com queimadas. A presença dos órgãos ambientais, do Imac, da Sema e do Pelotão Ambiental, com ações de orientação, será de grande ajuda. Esperamos que este ano seja mais tranquilo, pois as queimadas do ano passado trouxeram muitos prejuízos e não queremos repetir essa situação”, afirmou.

O major Eduardo Ditomaso destacou o papel das forças de segurança na operação:

“Nosso principal objetivo é permitir que as forças de segurança acessem áreas de difícil alcance. Atuaremos em conjunto com os fiscais ambientais e o Batalhão Ambiental, tanto nas fiscalizações quanto no combate aos crimes ambientais”, explicou.

A segunda etapa da Operação Contenção Verde abrangerá a regional do Baixo Acre, com ações nos municípios de Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard.

(Texto de Raylanderson Frota, extraído da Agência de Notícias do Acre)

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile