Gehlen Diniz: “Festival da Castanha será ainda este ano em Sena Madureira”

Agora com o título de Capital Nacional da Castanha, cidade abre novas perspectivas de ações empresariais e de governo focadas na castanha

Festival da Castanha vai celebrar novo título de Sena Madureira.

O prefeito de Sena Madureira, Gehlen Diniz, confirmou que vai criar um grande evento para celebrar o título de Capital Nacional da Castanha. “O Festival da Castanha será ainda este ano em Sena Madureira”, assegurou Diniz.

Sena Madureira é o quarto município em produção de castanha-do-Brasil. Xapuri, Brasileia, Rio Branco antecedem no posto de maiores produtores. Isso, do ponto de vista das contas públicas. Politicamente, Sena Madureira está mais alto no pódio.

Esses títulos concedidos pela Presidência da República têm caráter simbólico. E, se têm força simbólica, consequentemente, têm força política. São vários os títulos. Sobre os mais diferentes produtos e expressões culturais.

O fato é que, depois de tantos embates que o comércio da castanha-do-Brasil já causou, ninguém tinha efetivamente pensado na possibilidade de pleitear esse título. Quando era deputado federal, Gehlen Diniz pensou. Formulou um projeto de lei pleiteando que Sena Madureira, por meio daquele PL, passasse a ser a Capital Nacional da Castanha. Diniz passou dois anos no mandato, elegeu-se prefeito de Sena Madureira. Iniciava um dia normal de trabalho quando foi informado da sanção do Projeto de Lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (29).

É algo inusitado porque nem o Acre é o maior produtor de castanha. O estado que tem maior produção é o Amazonas. Mas afinal, qual o valor disso? Além de simbólico (portanto político), pode haver um efeito econômico positivo.

Como o autor da lei que resultou no título é agora o próprio prefeito da cidade, ele vai querer capitalizar o gesto. “Como não há um ato em Brasília que marque essa decisão, eu vou fazer um ato político aqui mesmo em Sena”, adiantou o prefeito, sem detalhar muito qual ato seria esse. “Vamos planejar e te falo”.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile