Presença de representantes da Alfândega Chinesa sugere retomada de avaliação

Jornais registram presença como uma possível retomada das avaliações dos frigoríficos que tiveram as 28 plantas industriais negadas pela China

Representantes da Alfândega Chinesa visitam o Brasil e podem retomar avaliação de plantas frigoríficas para exportação (Foto: Guilherme Martimon/Divulgação Mapa)

Os grandes jornais que fazem cobertura da Agricultura e Pecuária registram a chegada de representantes da Alfândega Chinesa (General Administration of Customs China – GACC). Eles vieram fazer uma “visita de rotina” ao Brasil para discussão de negócios bilaterais.

Quem informou aos jornalistas foi o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua.

Em abril, o governo chinês rejeitou a carne bovina de 28 plantas frigoríficas do país. À época, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, minimizou a decisão dizendo tratar-se apenas de uma “avaliação”.

O secretário Luis Rua explicou aos jornal O Estado de S. Paulo “que o processo de solicitar o aval do governo chinês é um procedimento comum e corriqueiro, podendo ser feito tanto por lote quanto por planta”. Rua acrescentou que o país mantém as habilitações que já tinha. O que travou foram as 28 novas habilitações.

Os ministérios da Agricultura do Brasil e do Vietnã continuam os trâmites técnicos para viabilizar a comercialização definida na visita do presidente Lula feita em março. Nos próximos meses, o ministério da Agricultura se prepara para receber missão executiva do Japão para avaliação dos frigoríficos.

Compartilhar esta notícia
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile